RSS

Coreia do Sul Vs Coreia do Norte: 1 Cultura, 2 Destinos

21 Dez

Há quem diga que comparações entre cidades não resultam. Há quem diga que comparações inter-culturais são injustas porque não incorporam muitos factores relevantes. Há quem diga que comparações inter-temporais não são válidas, pois as possibilidades de uma época são diferentes das de outra.

Felizmente, a história deu-nos 2 exemplos históricos que ultrapassam estas questões: Alemanha (tratada aqui) e Coreia. Países de alguma dimensão, com a mesma cultura, que foram partidos ao meio e nas décadas subsequentes (ao mesmo tempo…) se desenvolveram consoante as suas possibilidades. A questão Germânica já foi resolvida (spoiler: a capitalista anexou a socialista e pagou a renovação de todas as estruturas deterioradas da infortunada). A Coreana ainda hoje dura e os resultados podem ser facilmente visíveis do espaço (ver imagem geral aqui):

A Coreia do Sul cresce a bom ritmo e tem marcas de ponta como a Samsung (construtora do Burj Khalifa no Dubai, das Petronas Towers e do Taipei 101, por exemplo), Hyundai Kia e Daewoo (Economia Sul Coreana).
O desporto nacional é StarCraft (desporto impossível no Norte, pois requer super-ligações à internet) e, em 60 anos, é sinónimo de tecnologia, profissionalismo, e perfeição na execução. Conseguido com esforço.

A Coreia do Norte é uma triste relíquia do passado (sítio oficial) (Memorial Lim Il Sung). Morrem de fome (Wiki) (outra fonte) – muitas vezes em campos de morte (outra fonte), ou são assassinados (Amnistia) (exemplo), para agradar ao seu “Querido Líder” (morrendo para coisas simples como salvando retratos – um exemplo a condecorar!) que os usa como escravos e como fonte de sangue para satisfazer os seus caprichos. Quem sai só pensa em ajudar quem fica (exemplo). E face a tudo sito, esta foi a mensagem que o PCP teve aquando da morte do 2º líder da dinastia (piada (?) sobre PCP e monarquia) e este é um exemplo do que alguma média ainda escreve.

– Outras comparações interessantes –

Capitais respectivas (fonte da 2ª):

  

Liberdade Económica: Coreia do Sul (69.8) Vs Coreia do Norte (1.0)

CIA World Factbook: Coreia do Sul & Coreia do Norte.

Fugiu da Coreia do Sul para a Coreia do Norte: a história (em inglês) d’ O maior Totó do Século XX!

Vídeo sobre um sobrevivente da Coreia do Norte, a falar para a Google:

1 Nação, 1 Cultura, 2 Opções, 2 Resultados. Qual é a sociedade mais próspera? A que oferece maior liberdade económica. Qual a sociedade mais justa, em que todos têm as mesmas oportunidades? Qual a sociedade em que as pessoas podem seguir os seus sonhos? Aquela que garante liberdade de opinião, liberdade de imprensa, liberdade de associação, liberdade política e liberdade de acção?

Os resultados não são apenas económicos: tudo aquilo de que depende a minha felicidade – do ponto de vista não só económico, mas também inter-pessoal, motivacional, político, social, religioso, psicológico, … – é muito melhor na Coreia do Sul.

E isso vê-se nos pormenores mais diversos.

Fica um exemplo cultural de cada:
1. K-POP (kids react) (K-Pop Pt – Facebook) (Música em Inglês)

2. Ode to General Kim Il Sung (outro exemplo)

E vou mais longe: o facto de terem como desporto nacional um jogo de computador multi-jogador que necessita de acuidade mental elevada sugere o seu avanço face a, por exemplo, Portugal e Espanha, eternamente presos a um desporto de treinadores de bancada e de discussões eternas e insolúveis que não treina a mente mas antes a adormece. Confesso uma certa inveja da Coreia do Sul. Gostaria que o meu país aprendesse mais com eles e não com os discursos “equalitários” do Norte, que a Esquerda tanto aprecia.

Fica aqui um bom vídeo sobre a Coreia do Sul:

E aqui a mais recente visita do BBC Panorama à Coreia do Norte:

E outro exemplo.

E finalmente, uma imagem adicional sobre particularidades Norte-Coreanas (expandam para a ver aqui):

 

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 responses to “Coreia do Sul Vs Coreia do Norte: 1 Cultura, 2 Destinos

  1. Adriana

    2 de Junho de 2013 at 4:01

    Realmente a Coreia do Sul é um exemplo de pais que devemos nos inspirar um pais onde os direitos de uma pessoa é respeitado diferente da Coreia do Norte.
    Vejam o link abaixo vcs vão ficar abismados com a imagem e vão ver o contraste de como as pessoas vivem na Coreia, vejam:

     
  2. Ricardo Campelo de Magalhães

    2 de Junho de 2013 at 10:34

    É piada, certo?
    O facto de Seoul ter 1 bairro de lata e de ser possível na Coreia do Norte ser tirada uma fotografia em que só apareçam prédios enfileirados, justifica tudo o que é apresentado neste artigo?
    Por favor…

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: