RSS

Quantos estiveram em Lisboa no 2 de Março?

04 Mar

O 2 de Março foi um aglomerado de pessoas muito diferentes mas, que no seu conjunto, defendiam ideias inconciliáveis. O  facto de que é este grupo que está nas ruas e não outros, é em si preocupante. Mas o mais difícil de aceitar em todo este enredo é a contagem das pessoas envolvidas.

João Pedro Pereira, jornalista do Público (!), lançou a dúvida: “Terreiro do Paço, onde não cabem 180 mil, ficou por encher“. Recomendo todo o artigo, mas sublinho que o João Pedro a meio escreve “Com uma multidão de densidade média – cerca de duas pessoas por metro quadrado –, o espaço fica cheio com 88 mil pessoas.” Mas este este artigo não vai ao ponto de dividir a praça em pequenas secções, estimar densidade e a dimensão de cada uma e, baseando-se em matemática “simples”, calcular uma estimativa fidedigna do número de pessoas na praça. E foi isso mesmo que o Fausto Amaral fez e teve o cuidado de me enviar. Ficam aqui o texto e as imagens:

(clicar nas imagens para ver em tamanho original)

Como passei o Sábado em casa a ouvir a SIC Notícias, a RTP e a TVI, das 19:00 até às 23:00, ouvi por diversas vezes que havia quem considerasse que
1,5 milhões de portugueses estavam nas ruas a protestar contra a Troika. De recordar que isto representa 15% da população portuguesa, 27% da população activa, e 51% de todos os individuos que em 2011 tiveram o civismo de sair de casa e votar num dos partidos da esquerda Portuguesa.
É uma estimativa claramente exagerada, que parece criada simplesmente com o intuito de representar um número maior que a estimativa apresentada na anterior manifestação. E este é um problema dos últimos meses/anos, todos os organizadores de manifestações – sejam partidárias, apartidárias ou sindicais – sentem a necessidade de comunicar que tiveram um número cada vez maior de indivíduos a manifestarem-se.
Por sua vez, os jornalistas em vez de verificarem os dados que recebem, passam horas e horas a emitir as mesmas barbaridades e a tecer opiniões positivas sobre um tão elevado número de manifestantes – sem fazer uma simples análise primeiro!
Sectores

Através da recolha de imagens por satélite no serviço Google Maps, é possível dividir a praça do Comércio por sectores únicos.

Ao mesmo tempo, analisando as fotografias aéreas da multidão, e as fotografias retiradas desde o palco é possível chegar a valores mínimos e máximos para cada um dos sectores.

Foto do Palco 4 a 5 pessoas por m2

Não é uma ciência exacta, óbvio, mas conseguimos estimar com alguma proximidade os números de manifestantes que se deslocaram à Praça do Comércio por volta da hora do pico máximo (mas transmitida pela SIC cerca das 20h).

Tendo em conta as fotos retiradas desde o palco, podemos ver que as pessoas estão próximas, agrupadas com a família e/ou amigos existindo grande liberdade de movimentos, contudo é possível ver alguns pequenos espaços vazios entre os grupos.

ouro-3279

Tendo isto em conta não parece provável estarem mais de 6 pessoas por metro quadrado neste sector. Assim este é o nosso valor máximo de densidade para toda a Praça do Comércio, uma vez que não faz sentido as pessoas estarem agrupadas de forma mais compacta noutras zonas que não em frente ao palco.

A estimativa atingida é de sensivelmente 71.100 pessoas, tendo em conta um erro de 10% nos resultados não será erróneo afirmar que estavam presentes na Praça do Comércio entre 64.000 a 78.200 pessoas, visto de outra maneira 0,64% a 0,78% da população portuguesa, ou de outra forma ainda: um pouco mais que a capacidade do estádio da Luz; e menos que um excelente dia de Rock In Rio Lisboa.

Visão-Aerea-Com-SectoresPrevisoes 2 de MarçoComo não há ideias saídas da manif para debater, deixem nos comentários a vossa própria apreciação.
Eu estimo cerca de 50.000.

Lembrem-se que o Papa encheu a praça com 80.000 a 100.000.
Por comparação com os 800.000 da organização, recordo…

 
 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: