RSS

Economia prática

09 Abr

A hora é de poupar e ter-se-ão de se re-descobrir práticas seguidas pelos nossos avós para viver dentro das nossas possibilidades. O PIB de um país depende da produção, esta depende do investimento, este depende da poupança, e por fim esta depende dos nossos hábitos de consumo.

Só para dar um exemplo, nesta fase do ciclo económico, muitos Portugueses vão ter de começar a usar mais carros usados. Carros que servem o mesmo propósito dos mais recentes, mas que permitem uma poupança substancial na hora de pagar – reduzindo automaticamente as importações portuguesas.

E isto deve ser visto sob uma luz positiva. Se não repare-se nos Nórdicos. Quem pensa no estilo de vida nórdico pensa em quê? Na IKEA, que vende móveis simples e não ostensivos. Nos políticos que vivem em apartamentos próximos do parlamento. Em pessoas que se deslocam de bicicleta ou em carros citadinos.

É claro que não se deve tirar do modelo dos países Nórdicos que Estado grande leva a mais crescimento e desenvolvimento. Na verdade, Estado grande é resultado do desenvolvimento. O economista californiano Peter Lindert, no seu famoso livro intitulado “Growing Public”, mostra que existe na história de crescimento dos países o que ele denomina de “paradoxo de Robin Hood” – os Estados mais ricos gastam mais com social (em percentagem do PIB) do que os países pobres.

Porquê? Porque os ricos podem, entre outras coisas, tributar mais e compensar parte da carga tributária mais pesada com maior produtividade. Infelizmente, países pobres (baixa rendimento per capita) não conseguem fazer o mesmo. Assim, cuidado com a evidência que você vai tirar desta leitura.

Assim, quem quiser mais Estado Social – seja ele estatal como deseja a esquerda, ou privado como deseja a direita – deve apostar no crescimento económico. E como eu sugeri acima, este vem através da poupança.

 

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: