RSS

Como se financiam campanhas?

15 Maio

Tiago Azevedo Fernandes n”A Baixa do Porto, referido por Miguel Noronha:

Gaianima

Leio hoje no Público“Em vésperas de extinção Gaianima faz ajustes directos de 130 mil euros.” ”Os contratos foram feitos com as empresas NextPower Comunicação Lda e com a Boston Media Comunicação Imagem SA”.

Conheço relativamente pouco as máquinas partidárias, mesmo a do PSD, mas nesta notícia (além do relato preocupante de um ajuste directo numa empresa municipal) o nome da empresa “NextPower” soou-me familiar e fui investigar. Confirmou-se. Segundo o seu perfil do LinkedInFernando Moreira de Sá (julgo que militante do PSD), um activo apoiante de Luís Filipe Menezes e de Carlos Abreu Amorim, é CEO da NextPower e de outra empresa chamada Comunicatessen. Constatei também que os domínios oficiais na Internet das campanhas para o Porto e para Gaia foram registados em nome da Comunicatessen. Daí que surja naturalmente a pergunta: é afinal a Gaianima (empresa municipal de Gaia presidida por Ricardo Almeida, também presidente da Concelhia do PSD/Porto) que está a pagar as campanhas de Menezes e de Amorim?

Dada a relevância d’O Insurgente, os comentários não faltaram. Ficam os mais relevantes:

Fernando Moreira de Sá:

Boa noite Miguel,

A notícia do Público já foi desmentida através de um direito de resposta (estranhamente ainda não publicado) enviado no próprio dia para o jornal. Desmentida em coisas simples e de fácil verificação se a jornalista se tivesse dado a esse trabalho, nomeadamente no ponto 1. Assim, aqui vai:

1. A Nextpower é a empresa de comunicação das 24 horas de karting de Gaia desde a sua edição de 2011 e do Porto Wine Fest desde a sua primeira edição (em 2012). Sendo completamente falso quando esta afirma que é a primeira vez…

2. A Nextpower não trabalha para a campanha de LFM. Aliás, quem conhece o mercado das agências de comunicação e sabendo quem é a agência de comunicação contratada por LFM certamente que nem teria dúvidas…

3. A Nextpower não trabalha a campanha de Carlos Amorim que, aliás, nem tem nenhuma empresa de comunicação a trabalhar com ele mas sim um assessor de imprensa que nunca trabalhou em agências…

4. A minha empresa, a Comunicatessen, nunca trabalhou em Gaia nem nunca trabalhou com LFM. Nem com a CMPorto, verdade seja dita.

5. Eu sou amigo pessoal do Carlos (como é público e notório), sou militante do PSD (idem) e, a exemplo do TAF, colaborei nas directas e nas legislativas da mesma forma que dei, dou e darei todo o meu apoio e conhecimentos técnicos aos amigos e candidatos do meu partido.

6. O registo web do Porto Forte foi feito por mim e pago (os 75 euros) integralmente pelo PSD Cidade do Porto. Nem sendo a minha empresa nem empresa minha fornecedora quem está a produzir e gerir o respectivo site.

7. Publicitarei nas minhas redes, como sempre o fiz em relação ao meu partido, tudo e mais alguma coisa e desde que concorde. Quanto mais não fosse por, na esmagadora maioria dos casos, serem pessoas das minhas relações pessoais.

8. Nas campanhas onde a minha empresa está presente, tudo é facturado e dentro das verbas da subvenção estatal.

9. Percebo bem as motivações de quem pretendeu, com sucesso, “plantar” esta notícia. Espero, em nome da igualdade de tratamento, que o Público vá verificar e, posteriormente, publicar todos os ajustes directos feitos pelas câmaras, empresas municipais e outros entes públicos a agências de comunicação e, pelo caminho, verificar se coincidem ou não com as que estão a trabalhar inúmeras campanhas autárquicas por esse país.

10. Não sou e penso que isso é público e até conhecido do Insurgente CEO da Nextpower – quem o é e com elevado profissionalismo é um conhecido blogger. E a Nextpower Norte não existe como empresa – até por isso, tudo o que afirmei antes para a Nextpower é válido para a marca Nextpower Norte.

10. Continuarei, com todo o gosto a publicitar e a produzir conteúdos para candidatos do meu partido e a utilizar a minha rede para os publicitar. A minha empresa e as minhas colaborações são públicas, sempre o foram e tenho muito orgulho por tudo o que fiz e tenho feito no mundo da comunicação.

11. Por último, deixo uma pergunta: acham que seria assim tão estúpido para fazer tudo às claras se existisse alguma coisa a esconder? Não acham, no mínimo, estranho?

Cumprimentos a todos.

ACV7368764:

Senhor Fernando Moreira de Sá. A ver se entendemos aqui qualquer coisinha. Quando diz que a Nextpower Norte não existe está a “esquecer-se”, digamos assim, que a NEXTPOWER ACABA DE SE MUDAR PARA GAIA?

Publica-se que em relação à entidade:
Nº de Matrícula/NIPC: 509022227
Firma: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA
Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS
Sede: Edifício Tower Plaza, Via Engº Edgar Cardoso, nº 23, 12º- A
Distrito: Porto Concelho: Vila Nova de Gaia Freguesia: Vila Nova de Gaia (Santa Marinha)
4400 – 676 Vila Nova de Gaia

pela Apresentação AP. 62/20121231, referente à inscrição 3,
foi efectuado o seguinte acto de registo:

Insc. 3 – AP. 62/20121231 16:55:16 UTC – ALTERAÇÕES AO CONTRATO DE SOCIEDADE(ONLINE)

Artigo(s) alterado(s): 1º nº2

SEDE: Edifício Tower Plaza, Via Engº Edgar Cardoso, nº 23, 12º- A
Distrito: Porto Concelho: Vila Nova de Gaia Freguesia: Vila Nova de Gaia (Santa Marinha)
4400 – 676 Vila Nova de Gaia

ACV7368764 (II):

Senhor Moreira de Sá. E se a Nextpower é tudo isso tão limpinho limpinho limpinho, então veja lá que a Boston e a Nexpower são, afinal… a mesma coisa, (Boston é dona da Nexpower e ambas são da LPM) o que torna estes ajustes ILEGAIS, já que se trata de um ajuste que foi divido em dois e, assim, ultrapassando o valor legal. CERTO?

Publica-se que em relação à entidade:
Nº de Matrícula/NIPC: 509022227
Firma: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA
Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS
Sede: Avenida Infante Dom Henrique 333H 4 35 Edifício Lisboa Oriente
Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Maria dos Olivais
1800 LISBOA

Matriculada na: Conservatória do Registo Comercial de Lisboa

pela Apresentação AP. 8/20091030, referente à inscrição 2,
foi efectuado o seguinte acto de registo:

Insc. 2 – AP. 8/20091030 0:57:37 UTC – TRANSFORMAÇÃO DE UNIPESSOAL POR QUOTAS EM SOCIEDADE POR QUOTAS(ONLINE)

FIRMA: NEXTPOWER – COMUNICAÇÃO, LDA

SÓCIOS E QUOTAS:

QUOTA : 4.500,00 Euros

TITULAR: BOSTON MEDIA – COMUNICAÇÃO E IMAGEM, SA
NIPC: 506871711
Sede: Avenida Infante D. Henrique, Edifício Oriente, nº 333H, esc. 37
1800 – 282 Lisboa

QUOTA : 500,00 Euros

TITULAR: RODRIGO MANUEL BOTELHO MONIZ MOITA DE DEUS
NIF: 210512156
Estado civil : Casado(a)
Nome do cônjuge: Maria da Piedade Torres do Vale de Melo Guimarães Moita de Deus
Regime de bens : Separação de bens
Residência: Rua 1º de Dezembro, nº 14
2710 – 497 Sintra

Data da deliberação: 2009-10-29

CONSERVATÓRIA DA SEDE:

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Conservatoria: CRComercial Lisboa

ALTERAÇÃO PARCIAL DO CONTRATO.

TAF:

“A Nextpower não trabalha a campanha de Carlos Amorim”

“Aqui está a time-lapse final da apresentação do candidato Carlos Abreu Amorim (Gaia não pode Parar). Um trabalho que nos orgulha.” – NextPower Norte
https://www.facebook.com/nextpowernorte/posts/517872931583056.

Luís Castro:

Algumas coisas aqui não batem certo. A campanha de Menezes, foi notícia de jornal nunca desmentida, é feita pela Cunha Vaz e pela F5C e não pela Nextpower. Outra coisa, a Nextpower é aqui em Lisboa, não me parece que se tenham mudado para norte. Se o fizeram então não percebo como andam todos aqui???? E pela notícia do publico, o outro contrato é com o Porto Canal. Parece que ambos falam verdade só estão é a falar de coisas diferentes. Ou estou a ver mal?

e no comentário de ACV verifico que o outro elemento de que se fala, o FMS (é o mesmo dos blogues, não é?) não consta como sócio em nenhuma delas. Já procurei na net e realmente não encontro nos registos nenhuma empresa chamada Nextpower Norte, apenas no facebook e vimeo. E ando à procura da fonte da timelapse pois recordo que na altura a vi noutro site, de uma empresa de vídeos.

ACV7368764:

Luis Castro. Eu explico. Se vir os documentos acima, conclui que a nextpower é uma empresa propriedade da Boston e do senhor Moita de Deus. A Boston é de outra empresa que é de outra empresa que é de outra empresa. Todas são da LPM, ou seja, do senhor Luís Paixão Martins ou do seu filho. A F5 Consulting é a empresa de um conhecido comunicador chamado Tocha (pode ler melhor aqui no Público quem é)http://www.scribd.com/doc/38998664/Pagina-Tocha. Por fim, a Cunha Vaz é outra empresa de um senhor chamado Cunha VAZ. São todas de Lisboa e as três maiores agências do país. Todas estão a trabalhar para Menezes. É público e notório. Quem paga é a Câmara de Gaia através das mais diversas empresas. A Nextpower mudou-se recentemente (ver documento acima nos comentários) para Gaia (vá-se lá saber porquê!!!). Se procurarem bem, vão achar inúmeros ajustes directos (qq pessoa o pode fazer, é público) destas empresas nas empresas e câmara de gaia. Não são milhares, são centenas de milhares de euros, no seu conjunto. Além do mais, os ajustes da Nextpower e da Boston são ilegais, uma vez que a Boston é dona da Nextpower (ver acima outra vez), o que a deveria impedir de ser adjudicada pelo mesmo serviço. Outra coisa, eu que não percebo nada de jornalismo, vejam o que foi adjudicado: “A execução do plano de comunicação de 2013 inclui: a) Cobertura de, pelo menos, uma actividade por semana do Município; b) Cobertura de todas as conferências de imprensa do município; c) Cobertura do Porto Wine Fest; d) Cobertura das 24 horas de Karts; e) Colocação de um elemento a indicar pela Gaianima no painel de comentadores do Porto Canal, no mínimo, uma vez por mês; f) Presença do município no programa Porto Alive, de 15 em 15 dias; g) Presença no programa territórios, uma vez por semana; h) Cedência de todas as cópias de todas as transmissões acima referidas.” Ou seja, qual o papel do Portocanal no meio de tudo isto? O Portocanal vende lugares nos seus programas a troco de quê? Jornalistas, INVESTIGUEM! ISTO É UMA VERGONHA!

Portuense:

Uma última nota: sabem quem é o diretor de relações públicas do Porto Canal? O mesmo canal que é “vendido” pela Nexpower? Chama-se Fernando Moreira de Sá. Ele há coincidências…

 
 

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: