RSS

A indústria do subsídio em Portugal

30 Maio

Miguel Noronha, n’O Insurgente:

O diretor do Teatro Aberto, João Lourenço, anunciou hoje que a companhia de teatro Novo Grupo – Teatro Aberto vai contestar legalmente o resultado do concurso da Direção-Geral das Artes (DGArtes) no âmbito da atribuição de apoios às estruturas de criação artistica. Segundo o encenador, preveem-se que os cortes de apoios cheguem aos 73%, relativamente ao ano passado, o que pode levar ao encerramento do teatro por falta verba para a produção de novos projetos.

Repito o que aqui tinha escrito a propósito de situação idêntica. Note-se que a razão invocada não e a falta de espectadores ou o aumento de custos de produção. de alugueres ou manutenção de edificios ou equipamentos. É a falta do dinheiro dos contribuintes que põe em causa a continuidade do projecto.

Certamente que não serão apenas as companhias teatrais que sobrevivem à sombra da extorsão fiscal. Antes fossem. É assustadora a quantidade de empresas, sectores e corporações cuja actividade fundamental consiste em convencer os decisores políticos da sua absoluta imprescindibilidade. Não admira que estejamos falidos.

E o melhor comentário, por Zecas Lopes:

No Facebook, Rui Sinel de Cordes, disse:
“A sério? Há uma manifestação no Teatro Aberto porque ficaram sem o subsídio de 300 mil euros do Governo? E estão lá autores e personalidades e Media? Eh pa, que aborrecimento, adorava ter ido.
Para lhes dizer que há 4 anos, pensei fazer o “Black Label” numa sala do Teatro Aberto – a sala 2, óptima para stand-up – que estava sem programação. Uma sala vazia, que ia ser utilizada sem custos para o Teatro, ia trazer público e comissão de bilheteira. Foi-me dito pela direcção que o stand-up comedy não era uma arte suficientemente digna para o Teatro Aberto.
Agora correm o risco de fechar porque não têm mama do Governo para fazerem peças dignas?
Azar do caralho.”

Não quiseram negócio porque são muito elitistas? Então agora jantem elitismo.
Liberdade implica Responsabilidade.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 30 de Maio de 2013 em Cultura, Portugal

 

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: